Paciente portadores de transtorno de ansiedade generalizada (TAG) apresentam-se ansiosos em quase todos os momentos do dia (ex.: Casa, trabalho e escola) por um longo período de tempo (no mínimo 6 meses). O paciente sabe que sua ansiedade é excessiva, mas acha difícil ou impossível controla-lá.
O nível aumentado de ansiedade gera no paciente inquietação, cansaço, irritabilidade, tensão muscular, insônia e falta de concentração.
Esse transtorno causa um prejuízo global na qualidade de vida do individuo, e que muitas vezes procura ajuda por notar que não esta mais conseguindo lidar com situações que antes eram facilmente controladas.
Algumas vezes esses sintomas são motivados por questões emocionais (problemas familiares, afetivos ou laborais), mas também podem ser motivados por alterações químicas no organismo do paciente. Um dos neurotransmissores mais envolvidos nesse transtorno é a Serotonina, que quando é ajustada com auxilio medicamentoso causam sensação de alivio no paciente.
*Todas as informações acima têm como referência bibliográfica a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento (CID-10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV);
**As orientações servem apenas para simples esclarecimentos, o diagnóstico e informações específicas devem ser sempre fornecidas pelo seu Médico.