Os Médicos, por exercerem uma profissão em que altos níveis de cobrança e estresse são comuns, se tornam, com frequência, ansiosos, desestimulados ou até deprimidos. Muitos deles acabam desenvolvendo uma síndrome de esgotamento, também conhecida com síndrome de Burnout, que tem como principal característica o esgotamento físico e mental em indivíduos que sofrem ao exercer uma profissão de alto nível de cobrança sem uma estrutura ou rede de apoio bem estruturada.
Pensando nisso, está sendo realizada uma pesquisa intitulada: “PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM MÉDICOS DA REDE PÚBLICA DO MUNICIPIO DE JI-PARANÁ, RO”. Este projeto tem como objetivo identificar a prevalência desta síndrome em médicos que atuem na atenção básica, especializada e em serviços de urgência e emergência, todos vinculados ao município e ligados ao sistema único de saúde (SUS).
A pesquisa segue o modelo de estudo transversal de prevalência, onde os médicos que aceitarem participar do estudo assinarão um termo de consentimento livre e esclarecido e responderão a um questionário que engloba os aspectos que compõe a síndrome.
Os pesquisadores responsáveis pelo projeto, Dr. Humberto Müller (Médico Psiquiatra) e Nayara Ramalho (Enfermeira – Pós-graduanda em Saúde Mental), já receberam autorização do secretário de saúde do município de Ji-Paraná (Sr. Renato Fuverki) para realização do projeto e estão em fase de aplicação dos questionários.
O estudo será concluído ao final deste ano (2014), e os resultados serão disponibilizados aqui e publicados em periódicos ligados ao tema.