O Autismo é um transtorno que se manifesta logo nos primeiros anos de vida. As principais alterações são evidenciadas na esfera social, na comunicação e no comportamento.
Quanto à interação social, a criança mostra pouco interesse em relacionar-se com outras pessoas; Não compartilham prazer, interesses ou realizações com outras pessoas; Apresentam comprometimento no comportamento não verbal, tais como contato visual direto, expressão facial e gestos que expressam a interação social.
Na comunicação, o Autista pode apresentar atraso ou ausência total no desenvolvimento da linguagem; Observa-se em alguns casos o uso estereotipado e repetitivo da linguagem sem nexo ou lógica.
As alterações comportamentais podem surgir com maneirismos motores (ex.: Torcer as mãos ou os dedos sem proposito), rituais específicos e não-funcionais, tendência ao isolamento total e desinteresse em atividades grupais.
O diagnóstico é eminentemente clínico, e geralmente é feito quando os pais percebem que a criança não esta evoluindo conforme o esperado para a idade.
Por tratar-se de transtorno que interfere diretamente na interação social, o tratamento visa estimular o paciente, otimizando seu funcionamento e treinando suas aptidões para evitar um isolamento social completo.
Uma equipe multidisciplinar, formada por Psiquiatra, Psicólogo, Psicopedagogo e Terapeuta ocupacional é indicada para acompanhar o paciente e seus familiares.
Leitura recomendada:
*Todas as informações acima têm como referência bibliográfica a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento (CID-10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV);
**As orientações servem apenas para simples esclarecimentos, o diagnóstico e informações específicas devem ser sempre fornecidas pelo seu Médico.