É uma doença grave, crônica e altamente limitante,caracterizada por alterações do pensamento e comportamento. O paciente apresenta delírios (pensamentos persecutórios, mágicos e sem juízo de realidade) associado com alucinações auditivas (ouve vozes que falam com ele ou ordenam que o mesmo faça algo contra sua vontade) e visuais (enxerga vultos, imagens, pessoas ou objetos).
A doença vai surgindo gradualmente, geralmente no inicio da idade adulta. O paciente muda seu comportamento, tornando-se isolado, com diminuição dos cuidados pessoais (ex.: higiene e vestuário) e com prejuízo cognitivos (ex.: Raciocínio) significativo.
A Esquizofrenia tem alta relação com genética, geralmente pacientes acometidos por essa patologia tem familiares com histórico de surtos psicóticos; Algumas drogas podem desencadear sintomas sugestivos de Esquizofrenia, sendo a Maconha a de maior risco para o desenvolvimento do que chamamos de Psicose Canabica.
O tratamento não implica em cura, mas sim no controle dos sintomas e na prevenção das sequelas causadas pela doença. O uso deAntipsicótico (medicamentos que controlam os sintomas psicóticos) é à base do tratamento.
Leitura recomendada:
Filme:
*Todas as informações acima têm como referência bibliográfica a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento (CID-10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV);
**As orientações servem apenas para simples esclarecimentos, o diagnóstico e informações específicas devem ser sempre fornecidas pelo seu Médico.