Trata-se de uma doença psiquiátrica com causa identificável, onde um trauma é necessário para se desenvolver o transtorno.
O individuo vivenciou, testemunhou ou foi confrontado com algum evento que envolveu morte ou grave ferimento, gerando nele intenso medo, horror ou sensação de impotência.
Após o trauma, a pessoa começa ter recordações aflitivas, recorrentes e intrusivas com o evento (ex.: Sonhos, pensamentos ou imagens), assim como dificuldade em manter o sono, alterações de humor (ex.: Tristeza, ansiedade e irritabilidade), dificuldade em concentrar-se, além de apresentar sensações físicas quando relembram do ocorrido (ex.: palpitação e sudorese).
Todas essas sensações geram no paciente um intenso sofrimento e prejuízo, que devem ser tratadas com auxilio medicamentoso a fim de minimizar o desconforto sentido pelo paciente. O tratamento psicológico também é fortemente indicado.
*Todas as informações acima têm como referência bibliográfica a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento (CID-10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV);
**As orientações servem apenas para simples esclarecimentos, o diagnóstico e informações específicas devem ser sempre fornecidas pelo seu Médico.